O que é TRANSCRIÇÃO DE ÁUDIO

digitando-texto

TRANSCRIÇÃO DE ÁUDIO

Hoje em dia, ouvimos muito se falar em Transcrição de áudio, que é cada vez mais utilizada por pesquisadores e instituições públicas e privadas, especialmente nos meios jurídicos. Atualmente, há uma grande demanda nessa área por profissionais que realizem com primor essa atividade.

Mas o que vem a ser Transcrição de Áudio? É, em termos gerais, a ação de transpor para texto conteúdos de registros sonoros. Esses registros advêm de gravações pelos mais diversos profissionais, entre eles policiais, advogados, pesquisadores em geral.

Existem dois tipos básicos de transcrição. São eles: Ipsis Litteris e Padrão.

A transcrição Ipsis Litteris consiste no registro fiel da fala, seguindo a risca todos os eventos da comunicação oral, transpondo erros da língua, repetições, gagueiras, vícios de linguagem, hesitações, entre outras ocorrências. Já a forma Padrão despreza a fidelidade do registro oral, preservando entretanto, integralmente o conteúdo. Nessa forma, a transcrição corrige erros da fala, omite vícios e deixa a redação mais fluente e coesa.

A grande demanda atual por pessoas capacitadas nessa atividade, carece de mão-de-obra especializada, o que significa que não basta  saber digitar, é necessário bem mais do que ser um  bom digitador. O profissional especializado nessa área é chamado de degravador ou, para alguns, transcritor, sobre o qual falaremos no nosso próximo post.